historial

MISSÃO

Observar, registar e partilhar das preocupações e anseios de cada associada em particular e da união em geral com vista à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

VISÃO

Ser o garante do exercício de solidariedade entre instituicões dedicadas à reabilitação e integração socioprofissional de pessoas com deficiência, sob o espírito consagrado na declaração dos direitos humanos.




um pouco de história

Será sempre importante relembrar a nossa criação, no já longínquo ano de 1986, quando, tal como hoje, foi reconhecido por todos os Estabelecimentos de Ensino Especial do nosso Distrito, a necessidade da existência duma União que defendesse aos níveis estatal e da sociedade civil, os nobres ideais de solidariedade social na área da deficiência, visando sempre em primeiro lugar a reabilitação e a integração social dos nossos utentes.

Os primeiros Diretores da UNICRISANO apontaram como principal preocupação acabar com as desigualdades de tratamento em termos de apoios de alguns organismos oficiais os seus frutos e que teve como ponto alto da nossa afirmação a nossa participação activa no 1º CONGRESSO NACIONAL DE DEFICIENTES realizado no Hotel Penta em Lisboa e o reconhecimento do Governo de então ao convidar-nos para membro do Conselho Consultivo do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Reabilitação. Por dificuldades financeiras por falta de financiamentos, nunca conseguimos criar uma estrutura técnica. Porém, tal não tem sido impeditivo de continuarmos a dar o nosso melhor como elo congregador de ideais e de porta voz dos 12 Centros associados, sobretudo junto das entidades governamentais.

Aparentemente “apagada” durante alguns anos, nos momentos mais importantes das vidas dos nossos Centros, a UNICRISANO sempre que necessário reacendeu a sua chama de unidade e sempre prestou colaboração a este ou àquele associado, individual ou colectivamente, nos mais diversos campos como clarificação da legislação laboral, uniformização de critérios no funcionamento das nossas instituições, etc.
O ano de 2005, veio a revelar-se de extrema importância para a nossa União. Iniciámos a difícil e trabalhosa tarefa de legalização da UNICRISANO, desde a sua inscrição nas Finanças, na Segurança Social, registo da mesma como IPSS e consequente Estatuto de Utilidade Pública, processo este ainda a decorrer.

Iniciámos as visitas às nossas associadas para as conhecermos melhor e registarmos as suas preocupações e anseios e em simultâneo procurámos angariar novos associados ao nível nacional. Realizámos algumas reuniões por Valências, nomeadamente com os CAO e com as Valências Educacional. Como forma de interiorização individual e inter-institucional da UNICRISANO, criámos um Concurso de Ideias para elegermos a nossa MASCOTE. Em Maio de 2005 realizámos o I ENCONTRO DESPORTIVO DA UNICRISANO no Estádio Municipal Dr. Alves Vieira em Torres Novas, tendo contado com a participação de 85 atletas e 25 acompanhantes, representantes das nossas associadas.

Em Junho do mesmo ano concretizou-se o Seminário sob o tema ENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO NA REABILITAÇÃO, bem como uma MOSTRA de produtos produzidos por algumas das Valências das nossas associadas, evento este realizado no Pavilhão de Exposições do NERSANT (Núcleo de Empresas da Região de Santarém), em Torres Novas. Ainda como forma de estimular a participação das diversas associadas e estreitar laços sociais e laborais, criámos o nosso primeiro BOLETIM, com periodicidade mensal sempre que possivel e que também enviámos a muitas outras instituições particulares e oficiais, como meio de divulgação permanente do nosso trabalho. Com o apoio da FUNDAÇÃO PT iniciámos a construção do nosso “site”.

Conscientes de que se torna urgente procurar outras formas de financiamento que não só via quotização dos nossos associados, temos estado atentos a todo o género de candidaturas que abranjam o nosso tipo de atividade. Em Julho de 2005 recebemos a agradável notícia de que, a partir de 2006, iremos fazer parte do GRUPO DE DIÁLOGO do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração da Pessoa com Deficiência (SNRIPD) pelo que iremos passar, em princípio, a receber apoio financeiro deste Organismo.